Por que o Aparelho Ortodôntico Convencional é a Melhor Opção para Casos Complexos!

 

Nos últimos anos, surgiram muitas opções de aparelhos ortodônticos estéticos, como os alinhadores transparentes, que conquistaram o mercado com promessas de conforto, discrição e resultados rápidos. 

No entanto, quando o assunto são os casos clínicos de alta complexidade, os bons e velhos brackets metálicos continuam sendo a melhor escolha, diferente do que muitos pensam, eles não caíram em desuso.

 

Ainda vale a pena usar aparelho metálico?

Sim, uma revisão sistemática publicada em junho de 2024 na Revista Científica Odontológica analisou 53 artigos científicos publicados entre 1991 e 2023. O estudo, conduzido por Cárdenas e colaboradores, concluiu que os aparelhos ortodônticos fixos convencionais são mais eficazes em casos complexos, oferecendo:

  • Maior precisão nos movimentos dentários;
  • Menor risco de recidiva (quando os dentes voltam à posição original);
  • Melhor controle dos resultados ao longo do tratamento.

Ou seja, os aparelhos brackets metálicos seguem como referência em tratamentos ortodônticos avançados, mesmo diante de tantas alternativas modernas.

 

Alinhadores transparentes: quais as desvantagens.

É inegável: os alinhadores transparentes caíram no gosto popular. Discretos, removíveis e mais fáceis de higienizar, eles são uma ótima opção em muitos casos. Mas é preciso ter cuidado: nem todo problema dentário pode ser resolvido com alinhadores transparentes, casos mais complexos exigem o uso de aparelhos metálicos para obter melhor resultado e durabilidade do mesmo.

Além dos alinhadores transparentes não serem totalmente eficazes em casos complexos, estudos mostram que seu uso prolongado pode levar à redução da densidade óssea do côndilo mandibular (parte da mandíbula que se conecta ao crânio). Isso é especialmente preocupante em pessoas que já têm predisposição a distúrbios temporomandibulares (DTMs).

Um estudo publicado por Ertugrul e colaboradores em 2022 na Journal of Stomatology Oral & Maxillofacial Surgery comprovou esse efeito. O grupo identificou que a densidade óssea do côndilo diminuiu após o uso de alinhadores. Já nos pacientes que usaram aparelhos convencionais, essa densidade aumentou, favorecendo a saúde articular e maior eficácia nos resultados.

 

Quando o aparelho metálico é essencial?

Existem diversos tipos de alterações ortodônticas que exigem maior controle, força e precisão, tornando os alinhadores contraindicados. Veja os principais casos em que o tratamento com brackets metálicos é recomendado:

Nesses quadros, o tratamento com alinhadores pode até piorar a situação — além de não corrigir adequadamente as falhas no tratamento dentário.

Soluções modernas para acelerar o tratamento tradicional

A boa notícia é que, mesmo optando pelo aparelho convencional, é possível otimizar e reduzir o tempo de tratamento ortodôntico. Isso pode ser feito com a aplicação de forças ancoradas em estruturas esqueléticas, como:

  • Mini implantes dentários;
  • Mini placas com parafusos de titânio.

Esses dispositivos são instalados com anestesia local, em ambiente clínico, nos primeiros meses do tratamento, e ajudam a potencializar os movimentos dentários e a alcançar melhores resultados em menos tempo.

 

Resultado: saúde e confiança no sorriso

Em muitos casos, especialmente aqueles em que o paciente já passou por tratamentos frustrados ou ineficazes no passado, a combinação de técnica científica, planejamento estratégico e uso de aparelhos convencionais é o que garante o sucesso. Mais do que seguir modismos, a ortodontia precisa ser baseada em resultados sólidos, com transparência, honestidade e responsabilidade profissional.

Se você busca um tratamento sério para um problema ortodôntico e esquelético complexo, entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e agende uma consulta. O melhor sorriso é aquele que é bonito, funcional e saudável por toda a vida. 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*