Dor de Cabeça X Mordida Cruzada

Uma oclusão dentária (mordida) correta é a responsável por distribuir a carga mastigatória da maneira ideal em todos os músculos da face envolvidos nos movimentos rotineiros do osso mandibular: fala, mastigação e deglutição. Movimentos estes que exigem uma excursão da mandíbula em direções diversas, dentre estas, anterior, lateral e inferior.

A força muscular utilizada durante as movimentações mandibulares idealmente tem que ser distribuída e dissipada em contatos oclusais (mordida) corretos através de dentes alinhados e bem posicionados nas arcadas dentárias, caso contrário, sobrecarregarão a musculatura envolvida nestas movimentações causando tensão e dores em níveis moderados a severos em regiões da face e do pescoço.

Cientificamente, já está comprovado (com centenas de artigos publicados sobre) que a cefaleia (dor de cabeça) tensional é reduzida ou completamente eliminada, a ponto de não ocorrerem recidivas, após a correção da má oclusão. Portanto, é fato que dentes mal posicionados nas arcadas dentárias  estão entre as causas principais deste tipo de cefaleias, sendo o músculo mais atingido o feixe anterior do músculo temporal (foto).

Para a correção da má oclusão, o odontólogo poderá ofertar três tipos de tratamento:

  • Tratamento ortodôntico propriamente dito;
  • Tratamento ortodôntico associado à cirurgia óssea para expansão maxilar ou ortognática;
  • Dispositivos interoclusais que guiam os movimentos mandibulares auxiliando os dentes a buscarem o contato oclusal ideal.

Portanto, a saúde da sua oclusão dentária está diretamente associada à sua qualidade de vida, em especial no quesito dores tensionais em regiões da face e do pescoço. Dentes corretos, alinhados e bem posicionados nas arcadas dentárias tem uma demanda que vai muito além da motivação estética para a obtenção de um sorriso perfeito. Esta condição é sine qua non para que forças dos movimentos do osso mandibular sejam primeiramente dissipadas através do longo eixo dos dentes minimizando a sobrecarga dos músculos desta região.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*